terça-feira, 2 de março de 2010

Dúvidas sobre bolsa, concorrência e etc...

Olá a todos!

Bom, hoje uma pessoa mandou um e-mail para o grupo com algumas dúvidas sobre o intercâmbio, e achei que são interessantes e que podem acontecer com mais pessoas. Então acho que seria um boa idéia respondê-las aqui, de forma que todos terão acesso e fica mais fácil discutir qualquer coisa.
Segue:

De quanto é a bolsa oferecida pela Capes?

A bolsa Capes é, atualmente, de 870 Euros, conforme nos foi informado pelos meninos que estão lá. Antigamente era 600 e o pessoal que ia pra ficar 6 meses disse que dava pra viver sim, mas de forma simplória: viagens mais caras tinham que ser com dinheiro de fora. Pelo que a gente vê conversando com o pessoal que está lá, parece que é suficiente sim. Ninguém se queixou até hoje. O índice de mortos de fome é 0%.

Quem vai fazer o intercambio não pode depois fazer nenhuma especialização, isso é verdade?

Não existe nenhuma relação de impedimento entre o intercâmbio e pós graduações aqui. O que sabemos é que a bolsa Eiffel, que é uma bolsa francesa de 1181 Euros, é dada preferencialmente a pessoas que visam ir para o mercado profissional. Portanto, para obter essa bolsa, a gente escreve no 'currículo': "Gostaria de me graduar e ir para o mercado de trabalho, etc e etc....". Para os padrões europeus, promessa é dívida. Não sei se existe um acordo formal que proíba os alunos de fazerem pós graduação depois de ter usufruído da bolsa Eiffel.
No mais, se você achar isso um problema, pode simplesmente abrir mão de concorrer à Eiffel e viver com a bolsa Capes, o que é um pouco torturante...

Acrescentando (19/03/2010): O que é dito sobre isso no edital da bolsa Eiffel é o seguinte:
Ítem 4: Les cas d'inéligibilité au programme Eiffel: c) Pour le volet MASTER, les etudiants se destinant aux professions de l'enseignement et de la recherche
Ou seja, a bolsa não é dada a estudantes que se destinam a profissões de ensino e pesquisa.

Ainda tem vagas pra poder ficar apenas 1 ano na frança?

Não existe mais essa possibilidade. A escola lá só está recebendo alunos de duplo diploma, 2 anos (pelo menos conosco foi assim...).

Foi muito concorrida a seleção?

Depende do conceito de concorrência. Candidatos por vaga são poucos (13 ou 14 pessoas tentando as 7 vagas, sendo duas destas vagas com a possibilidade de ser sem bolsa). Entretanto, o RSG médio do pessoal é alto.
Isso varia de ano pra ano, claro. Mas em geral, notas altas, iniciação científica e demais trabalhos acadêmico fazem a diferença na seleção!

Essa bolsa eiffel vale pelos dois anos?

Ao que tudo indica, sim!


É isso pessoal!



Abraços a todos!
Share: