Falta a da Brisa agora!!!! É só esperar... "Só", né... Como se fosse fácil!
Não dormí essa noite por conta dessa passagem que não chegava! Fiquei o dia inteiro olhando e-mail pra ver se tinha novidade... É uma das piores torturas que podem ser feitas!
Uma breve explicação sobre as passagens:
Como somos bolsistas CAPES, recebemos uma carta com várias instruções sobre nossa bolsa. E lá explica como pedir nossas passagens. É assim: você envia um e-mail para o seu "Técnico CAPES" com no máximo 30 dias antes da data informando a data que você quer ir. Feito isso, teoricamente é só esperar.
Todos nossos veteranos disseram que demora muito mesmo até vir uma resposta e isso estava nos tranqüilizando, até que recebemos a notícia de que o "técnico CAPES" havia "esquecido" a passagem de um cara da USP. Pronto... Aí nós apavoramos, e faltando uma semana para a data de nossa ida, que seria de 14/08, não tínhamos absolutamente nada, só medo de não chegar a passagem.
E de fato não chegou!
O que foi nos dito é que esse programa da CAPES tem cerca de 500 bolsistas e só existem dois técnicos CAPES que podem fazer o pedido de passagem, emissão de documentos e etc. Ou seja, eles são extremamente sobrecarregados (é o que eles dizem por lá, não sei se procede...). Por isso a coisa não está funcionando direito.
Mas acabou funcionando... Na Sexta Feira dia 13 (um dia antes da suposta data de ida), marcaram a passagem da Débora, Dani e Félix para o dia 18. Eles pediram para remarcar, e nesse caso paga-se uma 'multa', que depende da companhia aérea pela qual será feito o vôo.
Resumindo: é tudo muito burocrático, pois a única pessoa que pode fazer o pedido da passagem é o Técnico CAPES. Não é possível comprar e pedir reembolso. Assim, você fica preso e não pode fazer absolutamente nada a não ser esperar sentado. De preferência, amordaçado, porque é uma situação altamente cansativa. Não pode 'tirar férias', porque a qualquer momento pode chegar sua passagem. O máximo que você pode fazer é ligar na empresa onde a CAPES pede a passagem (VoeTur) e perguntar se já está saindo... Só!
Espero que as próximas gerações não passem por isso!