Olá a todos!
A idéia deste post veio depois de uma descoberta um tanto quanto surpreendente para nós: ao pesquisar "duplo diploma UFMG" no Google, o link para este blog aparece na primeira página! Acho que é o 4º link!
Isso implica que qualquer um que fizer uma busca relacionada a este intercâmbio nos encontrará facilmente. Acredito também que quando voltarem as aulas e o pessoal interessado nas próximas idas começar a procurar informações sobre o assunto, muitos vão parar aqui.
Pensando nessas pessoas, principalmente o pessoal da Civil da UFMG, que vai passar um bom tempo caçando migalhas na internet sobre a École, sobre o processo de seleção e tal, acho que seria uma boa idéia deixar por aqui um breve relato sobre o período pré-intercâmbio, no qual sofremos um bocado.
- Poucas informações
Portanto, para eles foi tudo mais turbulento e eles tiveram bem menos tempo para se preparar.
Nós estamos aqui e vamos ter um longo semestre pela frente até ir embora, com muito tempo para acertar as coisas e pegar mais dicas com a G1, que pelo jeito está ralando muito por lá!
Com relação à Bolsa Eiffel, de cerca de 1.180 Euros, nós somos calouros perdidos. Alguns alunos da USP, bolsistas, já nos contaram algumas coisas, mas mesmo assim, tudo parece um pouco obscuro, para nós e até para os professores que organizam tudo (Nilo e Roberto Márcio). É porque é a primeira vez que a UFMG vai tentar essa bolsa, concorrendo com outras grandes universidades (USP, Unicamp e o mundo todo), e a seleção é um tanto quanto complexa. Resultado sai só 22 de Março e estamos no aguardo ansiosos!
Quem quiser saber mais pode entrar no site da Égide, cujo link está aí ao lado em algum lugar...
- Ansiedade
- Insegurança
- Dicas
Eu não posso dar dicas sobre o intercâmbio em sí, pois ainda estou longe de ir. Não tenho nada preparado além de um passaporte vazio e um mochilão que espero que seja útil.
Entretanto, com relação à seleção pode ser que minhas dicas sejam úteis...
Conhecí o programa quando ele ainda nem existia, quando participei da Mostra de Profissões em 2006. Na sala de Eng Civil o Roberto Márcio explicou que havia um intercâmbio de 6 meses em vigência e um projeto de "Programa de Duplo Diploma". Me interessei na hora e fiquei torcendo para que ele se consolidasse até eu entrar de fato para o curso. Ao entrar para a UFMG comecei a fazer francês no CACS (http://www.cacs.org.br/ufmg/).
As dicas mesmo são: manter conceitos altos nas matérias (RSG tem peso alto na seleção!), fazer trabalhos acadêmicos (Iniciação Científica e publicação de Artigos contam mais do que estágios profissionais) e ter um bom nível de francês (esse pesa pouco na entrevista, mas ajuda na hora de articular bem e justificar o motivo pelo qual você se interessa pelo intercâmbio).
Quem quer mesmo ir deve se informar o quanto antes possível, pois recuperar RSG é complicado. Eu imagino que o programa esteja sendo mais difundido, a concorrência vai engrossar e o nível das notas subir. Fiquem espertos!
Com relação à prova de seleção, ela é composta de uma parte escrita e uma entrevista em francês. A prova escrita é, basicamente, interpretação de texto e imagino que sua função é verificar o nível de francês do pessoal. Já a entrevista, apesar de ser em francês, acredito que tenha mais função de medir a motivação de cada candidato.
Não sei ao certo quais são os pesos para selecionar e classificar os alunos.
- Fim
Aos pretendentes para tentar uma vaga para a Geração 3, tudo o que posso desejar é boa sorte, bons estudos, e bom desespero! Qualquer dúvida, podem nos procurar pelo e-mail ou pessoalmente!
Abraços a todos!