Olá, pessoal!
Aproveitando que o semestre chegou ao final e o sentimento predominante é o alívio por ter acabado, teremos mais oportunidades de estar aqui comentando algumas coisas. E, por que não começar os trabalhos com um post realmente informativo: queremos abordar alguns dos tópicos que mais geram dúvidas.
Eu ia fazer algo detalhando várias perguntas frequentes de uma só vez, mas ia ficar maior do que a Torre Eiffel, daí decidi por separá-lo em alguns menores pra poder ter mais e mais informações. Lembrando que muitos dos posts antigos ainda são muito válidos, então se você é novo aqui não deixe de dar uma olhada!
Sem mais delongas, allons-y!
Vocês já devem ter ouvido de tudo sobre como é a seleção, mas a grande verdade é que ela não mudou tanto desde que o Lopes escreveu aqui pela primeira vez. Claro que isso pode se alterar para o próximo semestre, mas considerando o histórico é muito provável que ela seja em 3 etapas: inscrição, prova e entrevista.
É aberto um edital normalmente no final de outubro em que vocês devem se inscrever para participar das outras etapas, se perceberem que o edital está atrasando muito corram atrás do Roberto Márcio e do Nilo. São documentos que vocês já tem: CV, histórico, identidade, etc.
Logo após tem uma prova pra avaliar seu nível de francês. Vocês tem 1 hora para responder algumas questões sobre um texto bem grande que lhes é passado. O vocabulário não é dos mais fáceis, mas quem estuda francês consegue se virar bem, especialmente com a questão argumentativa. Aqui cabe uma dica: o Huly e eu fazíamos francês particular e conseguimos moldar boa parte das nossas aulas para conseguir fazer bons textos argumentativos.
A parte mais determinante é a entrevista que é feita com o Nilo e o Roberto Márcio em francês. Vão te perguntar qual departamento você quer, quanto tempo estuda francês, por que quer ir estudar na França. Essas coisas. Não é muito difícil e o Nilo é um amor, então ele vai te ajudar.
FOTO: Reprodução https://www.maycondelpiero.com.br |
Após isso vocês aguardam o resultado, que não costuma demorar muito (acho que o nosso foi 3 dias). A avaliação é um tópico controverso que é uma dúvida de geral, e até mesmo nossa. É critério dos dois professores definir os estudantes aprovados e, analisando o histórico, não tem um padrão muito claro.
Não costuma ser por órdem de RSG (se os RSGs forem próximos), mas normalmente os maiores RSGs ficam sim como melhores colocados e, consequentemente, com a garantia de bolsa de imediato. Existe escrito em algum lugar que não me recordo que a escolha é feita com os pesos de 50% para o RSG, 30% para o Francês e 20% para seu Curriculum.
"Ah, mas meu RSG é bom o suficiente?" Isso depende muito, meu pequeno gafanhoto. Vai variar de ano a ano das pessoas que estão concorrendo com você. Eu acho que uma boa referência para se ter é que acima de 4,5 é quase garantido que você vai ter bolsa (se a situação atual continuar). Mas é bem possível conseguir ir com RSG em torno de 3,5-3,8. Então se você realmente tem interesse em fazer esse intercâmbio, corra atrás dos coordenadores mesmo que você não fique na lista que eles divulgam como "os classificados". Se fizer isso, provavelmente nos veremos na França!
Iniciação cientifica é sim um diferencial e vai te ajudar a escrever a sua carta de motivação. Tenho impressão que eles avaliaram muito bem as monitorias no departamento de matemática. Recomendo muito fazer, não só pelo Duplo Diploma, mas sim porque é uma experiência muito legal.
Por último, o Francês. Recomendo começar a fazer o quanto antes. Comece no CACS, CENEX (que não precisam de muito investimento) ou Aliança Francesa, se tiverem condições. Eu comecei no segundo período. Mas assim, se as suas notas são uma das maiores do seu ano mesmo com pouco estudo de Francês, você ainda tem muita chance de ser classificado. Não desista!
Qualquer dúvida, os comentários estão abertos e a gente ta aqui pra responder! À bientôt!