Depois de um grande tempo sem postar, achei que esta é uma boa hora para voltar a dar as caras.
Tivemos algumas notícias recentemente que acho que devem ser reportadas aqui.
Bom, primeiramente, sobre a bolsa Eiffel, tivemos a confirmação do que todos já sabiam: é uma 'mãe' essa bolsa!!!!!
Após uma confusão com e-mails trocados no cadastro da Egide (a fundação que é responsável pela bolsa Eiffel), o Carlos recebeu a tão esperada mensagem com o procedimento que ele deve seguir. Só a título de curiosidade, e também para aguçar a suposta inveja dos bolsistas pobres, segue uma pequena lista de benefícios para o privilegiado:
1 - Ter um cara da Egide esperando no aeroporto
2 - Este cara ir com você até um terminal, sacar a grana do seu primeiro mês e te encaminhar com o restante das burocracias iniciais
3 - Ir para a França em Julho (dia 19 já há atividades) para fazer um curso de Francês
4 - Ter uma série de descontos, vantagens e etc
5 - Ser rico
Entretanto, apesar das facilidades, existem alguns incômodos, tipo:
1* - Ir em Julho, quando todos esperavam ir em Agosto
2* - Não poder residir na residência Meunier próximo à ENPC
3* - Ter que pagar queijo e champagne para os amigos pobres
Creio que o Carlos pode falar melhor sobre isso em outro tópico...
Essa Segunda Feira recebemos a carta de aceite oficial da ENPC, na qual está escrito que devemos nos apresentar à escola dia 30 de Agosto. Ou seja, contando a partir de hoje, não temos mais do que 4 meses para aproveitar o Brasil!!!!!!!!
Nossa bolsa CAPES ainda não saiu, apesar de já ser garantida. Isso implica que ainda não temos a data certa da viagem de ida. A confirmação da bolsa também é útil na hora de tirar o visto, já que bolsistas CAPES são isentos de pagar a taxa (cerca de R$315,00).
É, agora que saiu a data as coisas começam a parecer mais reais. E isso é uma coisa um pouco estranha... Tem hora que o pensamento é "Beleza! Daqui a pouco tô saindo fora e não vou mais ter que aguentar tal coisa/ tal matéria/ tal etc...". Às vezes bate um desespero tipo "Será que vai dar pra eu arrumar tudo antes de ir? Será que vai dar certo?". E isso ainda regado com um pouco de medo de alguma coisa dar errado, tipo um vulcão entrar em erupção e cancelar todos os vôos para a Europa...
Recebemos do Dalton um "Guia da Ponts", feito pelo pessoal da USP que já foi pra lá. Todas as gerações de USPianos de duplo diploma contribuem com esse guia, com a inteção de facilitar a vida das próximas gerações. Tá aí uma boa idéia, que foi muito bem feita por eles e que está ajudando até a gente da UFMG!
Com as dicas já dá pra começar a planejar as malas!
A bolsa CAPES
A bolsa CAPES, como todos já sabiam, é de 1 ano. Tínhamos esperança de que a école desse alguma ajuda para 2º ano , mas fomos informados que isso não ocorrerá. Portanto, temos 1 ano de bolsa para 2 anos de vida.
O último período lá tem o Projeto de Fim de Curso, que é remunerado. Logo, dos 24 meses lá, somente 6 serão problemáticos.
Nossa esperança é fazer economias, juntar uns trocados, juntar a grana que temos já aqui no Brasil, usar todas as ajudas que o governo na França pode dar (existe uns auxílios moradia e afins por lá) e, com isso, viver normalmente.
Por agora é só!
Até o próximo post!