segunda-feira, 16 de março de 2015

Reativando o blog

   Bom, nós da G13 queremos ressuscitar esse blog! Portanto esse post será mais para dizer que “Nós estamos aqui” que para informar qualquer coisa.
   Eu sou Paulo Vitor, da UFMG, e atualmente estou seguindo o curso do GCC na ENPC. O nosso primeiro semestre aqui na França acabou há pouco tempo, e finalmente temos um tempo sem muitos trabalhos, então veio a ideia de reativar o blog, pois quando estávamos decidindo se viríamos ou não, ler o blog e acompanhar o dia a dia de quem estava aqui nos ajudou muito.
   Bem, então o que eu posso dizer da minha primeira impressão de estudar nessa nova escola?
   Os franceses de fato têm um nível de matemática superior ao nosso. No entanto, nós chegamos aqui com um conhecimento de engenharia melhor que o deles, então se a gente tem dificuldade com a matemática deles, eles têm dificuldade com coisas que para a gente já é básico, como por exemplo desenhar uma planta no AutoCad. O que eu quero dizer com isso é, o curso da ENPC vai apresentar dificuldades para todos os seus alunos e nos obriga a evoluir cada vez mais, portanto, é só trabalhar bastante que no final tudo dá certo. Então, não tenham medo de não conseguir acompanhar as aulas em francês e a matemática deles!
   É uma escola mais centrada em projetos. Apenas no primeiro semestre eu apresentei um projeto de duas torres de 160 m de altura, uma ponte de 824 m de comprimento, um trevo de uma auto estrada e mais alguns outros projetos menores desenvolvidos e entregues em apenas um dia. Apesar desse esquema nos ocupar por muito mais tempo, eu gostei bastante pois senti que já faço algo diferente da UFMG, onde eu estudava um ou dois dias para uma prova e tirava uma nota boa.
   A conexão com as empresas é bem forte. Muitas aulas e conferências que nós temos aqui são ministradas por engenheiros das maiores empresas de engenharia da França. Bem como, a maioria dos eventos que acontecem na escola são patrocinados por elas. Isso nos dá a oportunidade de entender como o que nós aprendemos em sala é aplicado na obra e nos ajuda a ter uma relação mais próxima o que pode talvez ajudar na hora de conseguir um estágio.
   Para o segundo semestre eu escolhi especialização em geotécnica e os outros GCC’s escolheram especialização em estruturas. Aparentemente, nós teremos mais matérias mais difíceis, no entanto teremos menos projetos. Espero que tudo corra bem!
   Se tiver algum tema que vocês queiram que a gente fale, pode pedir nos comentários que a gente tenta esclarecer.

   À bientôt! 
Share: