O texto de hoje está um pouco atrasado, mas gostaria de seguir uma certa linha de raciocínio. Desde a última publicação, muitas coisas aconteceram.
Primeiramente o governo da França liberou a entrada de estudantes com vacinação completa:
- 21 dias após a dose da Janssen;
- 7 dias após a 2ª dose da Pfizer ou AstraZeneca.
Para quem havia sido vacinado com Coronavac ou não havia sido vacinado, não poderia entrar. Essa publicação ocorreu por volta de meados de julho. Muitos estudantes ficaram aliviados, principalmente porque os consulados começaram a publicar nos sites oficiais com textos tendenciosos sobre a reabertura do processo de visto dos estudantes. Entretanto, quem não se encaixava nas descrições de totalmente vacinados foi um completo desespero: e essa era a minha realidade.
Belo Horizonte se mostrou extremamente difícil para ajudar a resolver esse problema, não adiantando a vacinação para os estudantes. O estado do Espírito Santo vacinou todos os seus intercambistas, assim como Juiz de Fora. Em algumas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os estudantes conseguiram se vacinar, mas nas capitais foi mais difícil. Sendo assim, cada estudante em sua cidade procurou e se desdobrou para conseguir se vacinar.
Não foi algo fácil e espero que o processo de 2022 seja bem mais tranquilo. SE VACINEM!
Em agosto ou setembro, o governo Francês abriu as fronteiras para todos os estudantes, de todas as zonas (verde, laranja e vermelho), desde que seguissem alguns critérios de acordo com o local de partida (Brasil até hoje é zona vermelha) e o processo de vacinação. Aconselho a leitura de alguns sites para retirarem suas dúvidas, embora isso possa mudar com o tempo:
Tanto a EIVP quanto a ENPC, enviaram e-mails aos alunos sobre a possibilidade de adiar a entrada: a EIVP para o 2º semestre (entrada em fevereiro) e a ENPC para entrada em outubro. Porém, para ambos os casos, acabaríamos "perdendo" parte do intercâmbio, então todos os alunos do G20 buscaram se vacinar e resolver os problemas para entrarmos em setembro (no caso, as aulas da ENPC começaram no final de agosto).
Você só pode começar os transmites do visto com 3 meses antes da sua data de chegada na França (a data que está na carta de aceite). Primeiro você fará sua inscrição no Études en France, pagará uma taxa (se não for bolsista) e após, o consulado irá te convocar para se apresentar com a documentação. Cada consulado tem uma documentação específica e é aconselhável você utilizar a lista do seu consulado (Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo), pois não necessariamente um documento X no Rj será solicitado em Sp. Tem tudo explicadinho no site dos consulados e nesse momento, a leitura é muito importante, pois acabamos criando N paranoias e, às vezes, são coisas simples de se resolver.
Após receber a carta de aceite da faculdade, eu aconselho a já começar organizar a documentação (visa de longa duração/ visa de long séjour). Parecem ser poucos documentos (e são!), mas alguns demoram para ficar prontos, como o passaporte e as declarações de idoneidade bancárias. Não espere os 3 meses anteriores a sua viagem para começar a organizar a sua documentação, comece o quanto antes. Tem alguns documentos que tem uma data máxima de expedição, mas outros não, como as fotos e xerox do passaporte. Pode acontecer de você finalizar a inscrição no Études en France e ser chamado dali 2 dias para o consulado. Caso você não tenha toda a documentação, eles recusam o seu visto. Outra coisa a se atentar é a foto do visto. No site do consulado tem todas as especificações de como a foto DEVE ser e como ela NÃO PODE SER. São coisas pequenas, mas já li alguns relatos de pessoas que passaram por alguns problemas no consulado por conta dessas minúcias.
A convocação dos vistos foi feita de acordo com a necessidade de se estar na França. Os alunos da ENPC precisavam chegar na semana do dia 23 de agosto, então o consulado os convocou antes dos alunos da EIVP que eram apenas em setembro. Os vistos demoram 15 dias úteis para ficarem prontos. O meu saiu com 6 dias, mas varia de caso a caso. Após entregar os documentos no consulado, eles irão te entregar um papel para a retirada. Depois você recebe um e-mail para buscar. Você pode ir pessoalmente ou deixar um documento seu de identificação (ou xerox), o papelzinho e uma carta de próprio punho autorizando uma pessoa X a buscar para você. No e-mail que você recebe não te falam se aceitaram o seu pedido ou recusaram, você vai saber na hora. Mas para visto de estudante é bem difícil recusarem se você entregar toda a documentação que estará na lista. Algumas pessoas foram solicitadas a enviarem mais documentos por e-mail. Ah! Uma coisa a se atentar é se você não tiver bolsa, precisa comprovar uma renda de 615€ por mês durante o seu intercâmbio.
Os consulados não controlaram a emissão dos vistos de quem era ou não vacinado. Essas informações foram verificadas no embarque no Brasil e, principalmente, no desembarque na França.
Depois de toda essa loucura de vacina e visto, o G20 embarcou! A galera da ENPC foi na frente (final de agosto) e nas primeiras semanas de setembro, o restante da EIVP.
Esse texto é mais informativo sobre os passos a passo a serem tomados. Não fique ansioso, pois os procedimentos são como um caminho que você tomará após ser aprovado. Se quiser conversar sobre, me chama !