sexta-feira, 25 de março de 2022

6 meses na França

Há uns dias, eu li uma postagem no Instagram sobre as diferentes escalas que temos em relação ao tempo. Quando focamos apenas no dia que estamos vivendo, o tempo parece demorar muito a passar. Porém, quando olhamos para uma semana, um mês ou seis meses, vemos que o tempo passou rápido. É essa a sensação que tenho ao estudar na França.

As primeiras semanas quando eu cheguei, pareceram demorar anos para passar. Burocracias para resolver, se sentir perdida na cidade e na escola, ter receio de não dominar a língua... Tudo isso parecia um buraco negro que me sugaria, mas agora, sinto que estou em uma nave no espaço. Talvez parada, talvez em movimento. Tudo depende do referencial.

Porém, depois de entender a dinâmica da faculdade e os meus reais interesses, a vida na França começou a ter um objetivo. Quando eu cheguei, tinha uma visão totalmente diferente (talvez muito idealizadora da perfeição) e agora, compreendo onde posso chegar com meus esforços.

Realmente, nem tudo ainda são flores, mas ter a compreensão de como funciona o sistema francês, as pessoas e a dinâmica da faculdade é essencial para você eu não me sentir o tempo todo perdida ou sozinha. É claro que, às vezes, ainda tenho esses sentimentos, mas nadar contra a correnteza requer muita energia. Entender sobre como a corrente d'água se movimenta é mais importante do que me afogar atualmente 😁.

Para as pessoas que vem sem bolsa, é possível fazer o intercâmbio e trabalhar. É evidente que não tem como viajarmos sempre com a galera e possivelmente, não teremos a mesma assiduidade na faculdade (pode ser que você tenha, mas eu não tive haha), mas será possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Assim como a maioria dos problemas, no início pode ser difícil encontrar uma oportunidade de trabalho, mas depois sempre vem uma solução.

As coisas melhoram...

Share: